quinta-feira, 21 de maio de 2009

A ARTE DE PROCURAR APARTAMENTO





- Estou há três meses numa busca incessante por apartamento para alugar ou para comprar. Até hoje não achei nada que se encaixe nas minhas condições e exigências (estruturalmente e financeiramente falando) a ponto de fechar negócio... e estou muito ansiosa e desanimada por isso. Mas seria hipocrisia negar que a leitura semanal dos classificados e as visitações quase que diárias estão sendo uma VERDADEIRA TERAPIA para mim!!



- É impressionante como um verdadeiro muquifo pode se tornar um "lindo apartamento todo reformado, modernizado e pronto para morar" tão rapidamente aos olhos de quem o vê (ou, melhor dizendo, ao olhos de quem o aluga/vende/anuncia). Eu, uma PORCA (inquilina e cliente) sou realmente muito esperta: aprendi rapidamente a andar de elevador e a viver como humana e, por necessidade, posso até me fingir de cofre e utilizar as moedas poupadas para investir em minha "pocilga", enquanto desfruto de um delicioso "banho de lama" na minha suíte master.



- Percebi que cada apartamento foi realmente construído para um tipo especial e particular de ser humano. Por exemplo, existem aqueles idealizados para pessoas com diarréia crônica ou incontinência fecal, onde encontrei 3 banheiros para 1 só quarto; ou ainda aqueles planejados para obesos mórbidos, que levarão "no pacote" um tratamento radical de emagrecimento, já que não poderão colocar geladeira e/ou fogão na cozinha (simplesmente por não ter espaço suficiente para caber nada mais além da pia - muito mal uma pessoa, ainda mais sendo gorda).



- Tive que concordar que, no Rio de Janeiro, vista para o mar, Pão de Açúcar ou Cristo é realmente um grande diferencial, que valoriza demais o imóvel, mesmo que para desfrutar disso eu tenha que subir no tanque da área de serviço e "trepar" numa mureta.



- Mas já que eu não tenho condições financeiras para ter uma bela vista, desejo pelo menos que, ao debruçar-me em minhas janelas, a minha visão seja a mínima possível para uma favela, ao meu critério e ao de qualquer pessoa sensata que me visite... não quero que TODOS OS CÔMODOS estejam voltados para um monte de casinhas coloridas que de vez em quando trocam "fogos de artifício" com a policia e que meu apartamento ainda esteja descrito no anúncio como possuidor de "PEQUENA VISTA PARA A COMUNIDADE".



- Eu não posso morar na Zona Sul do Rio de Janeiro!! Aliás, a esmagadora maioria dos honestos e sofridos trabalhadores e pais de família brasileiros também não pode!! Somente os políticos, ladrões, barões estrangeiros, milionários desde o cordão umbilical, artistas (só os mais famosos e os da Globo) e alguns mais raros privilegiados que podem morar perto da praia ou em um bairro com comércio e lazer mais diversificado, segurança mais presente e transporte público 24 horas, mesmo que não os utilizem. Mas isso todo mundo já sabe, né Aline?? ACORDA!!!!



- Procurar um imóvel utilizando a internet, através de um site de imobiliária, por exemplo, é sem dúvida mais vantajoso e economiza muito mais tempo do que procurar nos classificados dos jornais, já que tenho a comodidade e a praticidade de analisar e descartar de antemão, através de fotos e até de vídeos, um possível apartamento que iria visitar... desde que as fotos me mostrem, é óbvio, realmente aquilo que quero ver!! E não somente tampas de máquina de lavar com cuecas jogadas por cima, metade de paredes de cozinha com vassouras apoiadas e panos de chão pendurados, metade de basculhantes de banheiro com frascos de tira ferrugem (???), tampas (somente a tampa mesmo) de vasos sanitários (mesmo porque será a primeira coisa que vou trocar quando eu achar meu apartamento)... ai ai, COISAS INVÁLIDAS E TOTALMENTE INACREDITÁVEIS!! Ou será que acessei equivocadamente sites de fotos e vídeos bizarros???



- No dia em que os corretores se tornaram a maioria na minha agenda telefônica do celular, se transformaram nas pessoas que mais me ligavam insistentemente todos os dias e nos horários mais incômodos possíveis, começaram a pegar uma certa intimidade e a me chamarem por apelidos (tipo Linizinha, Baianinha) e quando um deles (o cúmulo) se transformou em um dos meus contatos no Messenger... percebi que havia chegado no limite da procura e que era hora de mudar de tática, saindo um pouco da "visão ao longo alcance" deles... Afff!!



-Disso tudo até hoje, o que ficou?? Bom, se tô precisando de histórias pra contar pros amigos; se quero ter várias experiências sentimentais (alegria, revolta, desânimo, indignação, esperança...) em um único dia; se quero conhecer novas pessoas, com vários perfis, sem precisar gastar dinheiro na night ou entrar num site de relacionamentos; se quero fazer caminhadas, alongamentos e escaladas diárias, mas não estou conseguindo cumprir uma periodicidade; se quero dar uma de atriz e interpretar uma cega, surda, sem olfato e sem memória; se quero participar de dinâmicas de grupo, dar risada, desabafar e me desestressar (ou me estressar); se quero mudar de profissão por um dia e me transformar numa corretora, arquiteta ou até mesmo numa psiquiatra... já sei, sem pensar muito, o que fazer: VOU PROCURAR APARTAMENTO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário